Oficina no SESC

Durante o mês de julho, a i-motirô realizou 4 oficinas de diagramação com jovens de diversas comunidades do Rio de Janeiro, em parceria com o Pontão da ECO/UFRJ, o projeto Internet Livre do SESC-RJ e o Ponto de Cultura BemTV. O objetivo dos encontros era mostrar os conceitos básicos para a elaboração de um projeto gráfico consistente, utilizando ferramentas livres para edição de imagens e paginação.

Na primeira oficina, foi feita uma apresentação do oficineiro Adriano Belisário e do programa do curso, ouvindo também os alunos sobre suas expectativas e intenções. Após isto, tendo em mãos algumas publicações comerciais de formatos variados, foi analisado seus respectivos projetos gráficos levando em consideração elementos como margens, tamanho de página, uso de fontes serifadas, outros estilos tipográficos, quantidade de colunas, etc. Os alunos também foram apresentandos a alguns elementos gráficos comuns à maioria das diagramações, por exemplo, olhos, fios, chapéus, capitular, etc.

Ao final da primeira oficina, foram apresentadas e discutidas alguns casos de destaque na história da diagramação no Brasil, como a poesia concreta e a reforma gráfica do Jornal do Brasil. No segundo dia de encontro, a oficina continuou voltada para a análise de publicações, mas desta vez o alvo das discussões foi a estética dos zines independentes, apresentado pelo oficineiro Surian dos Santos. Foram explicadas algumas técnicas para elaboração de impressos a baixo custo e com quase nenhuma tecnologia, além de xerox, papel, tesoura e cola. Surian também apresentou o primeiro programa estudado na oficina: o editor de imagens GIMP.

Nele, os alunos tiveram oportunidade de ter contato com conceitos como camadas, máscaras, ajustes de cor, etc. O terceiro e quarto encontro deram continuidade no estudo desta ferramenta, aprofundando nas funcionalidades voltadas para a elaboração de um pequeno material gráfico, como um cartaz, por parte de cada um dos participantes. Foram apresentados programas avançados para diagramação, como o Scribus, porém o OpenOffice foi escolhido para organizar o material gráfico exportado do GIMP na folha de papel. Em anexo, é possível ver a arte de Danilo França, um dos participantes da oficina.

Rolar para cima
Rolar para cima